A História do Oscar


Como amanhã é dia da entrega da estatueta mais famosa e cobiçada decidi mostrar a vocês um pouquinho da história do Oscar. Nunca me passou pela cabeça da onde que surgiu essa ideia e muito menos de como tudo começou, então é hora de aprender um pouquinho sobre a maior e mais prestigiada festa cinematográfica. 

Antes de começar, quero deixar claro que tudo que está sendo falado aqui foi pesquisado por mim e creditado no final desse post, portanto se acontecer de ter algum erro, por favor me informe nos comentários (:

Então...Silêncio no estúdio...câmera...ação!


A Criação

A academia foi criada em 1927 sob a liderança de Louis B. Mayer, presidente da Metro gold dozewyn Mayer (MGM) juntamente com mais 36 pessoas que eram desde atores até diretores. O objetivo da academia era “melhorar a imagem da indústria do cinema e seus membros, promover e encorajar avanços técnicos e artísticos, distribuir prêmios de méritos para as melhores realizações.” A primeira premiação a ser transmitida foi no ano de 53 e os atores não recebem nenhum cachê para apresentar o Oscar. “É tudo questão de prestígio.” A Academia se sustenta com a renda da transmissão anual e conta também com uma biblioteca, bolsas de estudo, preservação de filmes antigos e publicações.

A Estatueta

Cedric Gibbons diretor de arte da Metro foi quem desenhou a estatueta de um homem nu em cima de um rolo de filme e quem confeccionou foi o escultor George Stanley


Já sobre como surgiu o nome Oscar há três versões e três pessoas que se dizem responsáveis pelo apelido, são elas:

  • "Bette Davis apelidou o prêmio de Oscar porque ele se parecia com as costas de Harmon Oscar Nelson, seu marido na época." 
  • "Já a bibliotecária Margaret Herrick, mais tarde secretária executiva da Academia, teria dito que a estatueta se parecia com seu tio Oscar."
  • " E o famoso colunista de Hollywood Sidney Skolsky diz que foi ele quem inventou o nome porque estava cansada de se referir ao prêmio como estatueta."

Bom, é difícil saber quem é que está com a verdade, mas o que realmente sabemos é que lá no fundo adoraríamos receber o prêmio!
Já o material que é feito o Oscar é de "Metal Britania" e recoberto de ouro de 18 quilates. Apesar do seu valor ser nulo, a Academia gasta cerca de 200 dólares para confeccioná-lo. Mas pra quem ganha a estatueta o valor é bem maior, não é mesmo? 

A Premiação

A primeira apresentação foi em 1929 no Hotel Rossevelt, em Hollywood. “Em sua primeira edição, a Academia entregou 11 prêmios. No segundo ano, os prêmios foram conferidos para apenas sete categorias. Hoje, o número de categorias varia entre 23 e 25. O número foi se alterando no decorrer dos anos, refletindo o desenvolvimento da indústria cinematográfica, como o surgimento do som e da cor. Em 2002, foi criada a categoria Animação.” 

Fonte: Cineclick.

E aí, mataram a curiosidade? A 85º premiação (2013) do Oscar acontece amanhã (24/02) em Los Angeles e será transmitido pela Rede Globo ás 23:51hs, horário de Brasília.
Então é isso aí, preparem a pipoca e cruzem os dedos para que o seu filme, o seu ator e sua atriz favorita levem a estatueta dourada para casa *-*


6 comentários:

  1. Ai que interessante, gostei! Uma pena não estar assistindo não suporto os comentários da Globo.
    Vou tentar assistir As Aventuras de Pi hoje, estou baixando... Só acho que O Lado Bom da Vida já ganhou, esse filme é lindo demais. Ansioso para o resultado.

    Rafael Fernandes
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  2. Aiii sim ): é chato, parece que perde toda a magia do evento. Mas como começa ás 21:30, vai passar na TNT tbm (:

    ResponderExcluir