Spoilers de Sábado a noite | Fotografia #1





Todo amante de cinema traz no peito uma paixão (adormecida ou não) pela fotografia. Afinal ela é responsável por tudo que hoje vemos na telona. Além de registrar e eternizar momentos, a fotografia tem inúmeras funções, de científicas à artísticas.
Nesse primeiro post sobre o assunto, venho comentar e indicar filmes que contém a fotografia em seu enredo, personagens, histórias.
A fotografia para muitos pode ser somente um hobby, mas em Amnésia (2000), era uma necessidade. Após ficar entre a vida e a morte e perde a mulher em um assalto, Leonard (Guy Pearce) fica com uma sequela que o impede de armazenar no cérebro suas memórias recentes. Ele então começa uma busca atrás do assassino de sua mulher, usando como memória suas anotações e polaroids.



Julia Roberts arrasando como sempre, fez dois filmes em que seu papel era o de uma fotógrafa, de enredos completamente diferentes mas emocionantes a mesma altura. Em Lado a Lado (1998) ela é Isabel, prestes a se casar com um homem extremamente ligado a ex-mulher (Susan Sarandon) e aos filhos. O que começou como uma situação ruim e complicada, se desenrola em uma lição de vida e amizade verdadeira.



Já em Closer  (2004) Anna vive uma confusa história de paixões, perdas e desencontros, vivendo um "quadrado amoroso"  emoldurado entre suas fotografias. Além de lindo e intenso, Closer conta com um time de grandes atores: Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman.



E pra quem gosta do exercício da fotografia e da cultura hip hop, Rize (2005) é um documentário do maravilhoso fotógrafo David LaChapelle, retratando o estilo de vida e a realidade dos jovens de South Central, Los Angeles. Pra quem não conhece o trabalho dele, entre no http://www.davidlachapelle.com/



Amnésia (2000)

Lado a lado (1998)

Closer (2004)

Ryze (2005)


Qual seu personagem fotógrafo favorito? O que a fotografia representa pra você?




3 comentários:

  1. Eu nunca assisti a nenhum desses filmes, então não tenho como falar. Mas a Julia Roberts é maravilhosa, né?
    Adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostu Hanna, assista, tenho certeza que irá gostar ;)

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou esquecer do papel da Julia Roberts no Closer, além dela estar demais, o elenco é único, a escolha perfeita para o filme.

    ResponderExcluir