2012 o ano com o fim anunciado




Nesta altura do ano, que está mesmo, mesmo a findar, é normal que cada um faça um balanço, não direi das piores coisas que lhe aconteceram, até porque, para essas sempre será melhor ou o esquecimento, ou a aprendizagem para não se voltarem a repetir, mas sim dos melhores momentos de um ano que começou invariávelmente com o pensamento positivo, essa união do ser com o cosmos que o rodeia, ou o inverso.
Os balanços do final serão sempre necessários?
Sinceramente não o sei, mas que podem ser um bom exercicio mental, nisso acredito.
Por exemplo, não tive qualquer dúvida em eleger o filme que mais me surpreendeu em 2012, e apesar de tantas e diversificadas imagens que retive, algumas mais publicitárias que filmatográficas, conclui que, “Prometheus” de Ridley Scott foi, para mim, o melhor filme, superando “Cosmopolis” de David Cronemberg, ou “To Rome with love” de Woody Allen.




Quanto ao melhor livro que li, e mesmo com alguns antecipadamente dados com tiragens espetaculares, fiquei-me por um livro de 2011 que comecei a ler na última semana desse ano, e que acabei na primeira de 2012, “O cemitério de Praga” de Umberto Eco, onde a única personagem inventada é o protagonista Simone Simonini, soberbo. Até poderia falar de outros como “Cinquenta tons de cinza” de E.L.James, que sinceramente não me agradou, com muitos lugares comuns, ou “Morte súbita” de J.K.Rowling, esperava bem melhor.
Na música nem pestanejei “Celebration Day” os Led Zepplin reunidos 22 anos depois, ou o “12-12-12” o show pelas vítimas do furacão Sandy onde Paul McCartney toca com os ex-Nirvana, no Madison Square Garden. Mas este é apenas um balanço pessoal, nada mais que isso.
Os temas mais buscados na Wikipédia
E os balanços têm estas curiosidades também, Johan Gunnarsson, um engenheiro sueco, desenvolveu um programa, onde, em diversos idiomas, se pode saber a lista dos artigos mais buscados na Wikipédia durante o ano de 2012.
"Brasil" lidera a lista dos 100 artigos mais buscados em português, com 3,6 milhões de acessos ao verbete, seguido por "Luiz Gonzaga" (2,2 milhões de acessos), músico cujo centenário ocorreu em 2012. O verbete "Orkut" foi mais buscado do que o Facebook, por uma pequena margem: 2,2 milhões de acessos, contra 2,1 milhões.
A boy band britânica One Direction vem em quinto lugar, seguida pelo termo Dia dos Namorados. Os Jogos Olímpicos estão em nono lugar, e o Corinthians, campeão da Libertadores e Mundial, ficou apenas em 11º lugar no ranking de mais buscados. Oscar Niemeyer foi o 93º termo mais buscado.
A lista em português inclui outros times de futebol e atletas, além de seriados de TV americanos, temas históricos (como "Independência do Brasil") e até artigos curiosos, como "o tamanho do pênis humano" (em 86º lugar).
Facebook Em inglês, o termo "Facebook" foi o campeão de buscas, com mais de 32,6 milhões de acessos. Foi seguido pelo termo "Wiki", com 29,6 milhões. Em terceiro lugar está "mortes em 2012"; e a banda One Direction também aparece nas buscas em inglês, em quarto lugar.
O filme Os Vingadores ficou em quinto, seguido pelo bestseller erótico Cinquenta Tons de Cinza. Novas curiosidades, bem como diferenças regionais, aparecem quando se observa os termos mais pesquisados em diversas línguas.
Em persa, por exemplo, Teerão e o Ano-Novo iraniano são os verbetes mais buscados, mas a lista dos top 10 também inclui artigos sobre sexo, circuncisão feminina e homossexualidade.
Em espanhol, o Facebook também lidera as buscas (com 11,2 milhões de acessos ao verbete), seguido pelo termo "arroba" e por - eles novamente - One Direction. Em quinto lugar está o verbete da "cultura maia", da qual tanto se falou por conta das previsões do fim do mundo.
Nas buscas em árabe, o artigo líder é o do Egito, seguido pelo verbete de Muhammad Ali Pasha, oficial do exército otomano que comandou o Egito em 1905.

No meio destas curiosidades, desejo que cada um faça o seu balanço, deste ano que agora termina, de consciência tranquila, e que o ano de 2013 que se assuma como ímpar em tudo, quer pessoalmente, ou coletivamente.

Um abraço, e todo o sucesso para 2013 aos leitores, e colaboradores do Gossinp, ao Gossinp, e ao Marcelo Lima em particular.

POR : Ricardo Pocinho



*Os temas mais buscados na Wiki http://toolserver.org/~johang/2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário